Até o dia 15 de junho, o Hemocentro Regional de Santa Maria estará com um programação especial para receber e homenagear os doadores de sangue. Apresentações musicais, teatrais e até lanches especiais, estão entre as atrações que esperam o público, como forma de agradecimento a incentivo para quem dispõe de seu tempo para um gesto tão importante.
Leia também:
Confira a agenda de vacinação contra a Covid-19 para quarta e quinta-feiraSanta Maria registra 75 casos de dengue
– Uma semana muito especial, muito festiva. Como forma de homenagear nossos doadores que vão estar aqui essa semana realizando a doação. Quem estiver apto, venha fazer a sua doação de sangue, será muito bem atendido, acolhido, com várias atrações, uma forma de agradecer as inúmeras doações -, convida Andressa Baccin dos Santos, assistente social do Hemocentro.
Andressa Baccin dos Santos, assistente social do Hemocentro, reforça o agradecimentos aos doares de sangue de Santa Maria.
Doações como a de Péricles da Silva Barbosa, técnico em eletrotécnica, de 36 anos, que desde a pandemia, se tornou frequentador assíduo do Hemocentro:
Péricles da Silva Barbosa começou a doar sangue após o pai precisar de doação em função da Covid-19.
– A primeira vez que eu vim doar, foi por conta do meu pai. Ele contraiu covid, precisou de sangue, no momento não pude acompanhá-lo, porque ele estava em outro estado, eu sabia que meu sangue não chegaria até ele, mas a única coisa que pude fazer foi a doação. Sei que outras pessoas precisavam e comecei a doar. Essa é a terceira vez. Sempre que puder estarei doando.
UFSM recebe equipe para testagem rápida de ISTs no Restaurante Universitário
Pensamento semelhante ao da cabeleireira, Aline Cardozo de Oliveira, de 40 anos, que garante que a doação é um gesto de amor e não possui nenhum tipo de dor ou incomodo:
Aline Cardozo de Oliveira, de 40 anos, garante que não é preciso ter medo da doação de sangue.
– É muito tranquilo, não dói nada. Dó muito menos que uma picada no dedo, pra testar o ferro no sangue. É muito tranquilo, incentivo todo mundo doar, não dói.
O convite se estende para todos os tipos sanguíneos, afinal, todos sempre serão bem-vindos. Mas no momento, os tipos O negativo, A negativo, B negativo e AB negativo são os mais requisitados no Hemocentro Regional. O Endereço da unidade fica na Rua Alameda Santiago do Chile, 1-59, no bairro Nossa Sra. das Dores. O horário de atendimento é das 8 horas da manhã às 14 horas da tarde. O telefone para contato é (55) 3221-5262.
Programação Completa da semana do doador de sangue no Hemocentro
08/06 – 9h30 Abertura (lanche especial e apresentação Grupo Tamborico do Centro Social e Cultural Vicente Palotti.09/06 – atrações com os Parceiros: Zeferino, Prawer, Floricultura Hayashida, Queiro Café, Estúdio Asaphoto e Jujuba Decorações.10/06 – atrações com os Parceiros: Zeferino, Prawer, Floricultura Hayashida, Queiro Café, Estúdio Asaphoto e Jujuba Decorações.11/06 – ONG Esquadrão da Alegria (especialmente haverá coleta no sábado das 8h às 12h. Agendamento pelo site)13/06 – atrações com os Parceiros: Zeferino, Prawer, Floricultura Hayashida, Queiro Café, Estúdio Asaphoto e Jujuba Decorações14/06 – 10h – Apresentação cantor Carlos Pires15/06 – Encerramento com a Banda de Música da 6ª Brigada de Infantaria Blindada
Requisitos básicos para doação de sangue
Estar em boas condições de saúde.Ter entre 18 e 69anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anosPesar no mínimo 50kg.Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).Apresentar documento original com foto recente
Principais impedimentos temporários
Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.Gravidez.90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.Tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (sobrancelhas, lábios, etc.): aguardar 12 meses; se feitas em local adequado (seguro) e com todos os cuidados necessários (assepsia correta e material descartável), o prazo é de 6 meses.Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia, etc.): aguardar 6meses.Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4semanas.Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.Vacina contra gripe: por 48 horas.Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).Febre Amarela: quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno; se tomou a vacina, deve aguardar 04 semanas; se contraiu a doença, deve aguardar 6 meses após recuperação completa (clínica e laboratorial).
Coronavírus:
Candidatos que apresentaram diagnóstico ou suspeita de coronavírus estão aptos a doar 10 dias após a completa recuperação.Candidatos assintomáticos com teste positivo estão aptos a doar após 10 dias da data de realização do testeCandidatos que tiveram contato com casos positivos de contaminação por coronavírus estão aptos a doar após 7 dias do último contato.
Candidatos que foram vacinados contra Covid-19 só podem doar:
48 horas após cada dose (vacina Coronavac, da Sinovac/Butantan);7 dias após cada dose (vacina da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz);7 dias após cada dose (vacina da Pfizer/BioNtec/Fosun Pharma);7 dias após cada dose (vacina da Janssen-Cilag);7 dias após cada dose (vacina Sputinik V, da Gamaleya National Center);48 horas após cada dose (vacina Covaxin, da Bharat Biotech); e7 dias após cada dose (vacina da Moderna/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas).
José Quintana Jr, jose.quintada@diariosm.com.br